Total de visualizações de página

20 de novembro de 2011

Abaixo á tirania do SIM !


Amiga Gi,  
Enfim apareci! 
Adorei receber suas notícias, embrulhadas em pedacinhos da grande capital São Paulo. Como costumo dizer: “o lugar onde tudo acontece”!
Cá em Minas, no interior…
Estou percebendo ao poucos que, nem sempre, dizer SIM é o melhor que temos a fazer.  Não assuste! É muito bom, viver esta vidinha pacata do interior: conhecer e ser conhecida por todos, andar tranquilamente pelas ruas, poder contar com um favorzinho aqui, outro ali…
Mas é preciso ficarmos sempre alertas para não cairmos no que batizei de “ a tirania do SIM”. Ou se preferir, podemos dizer também a tirania do “você deve fazer isto ou aquilo”, “você tem que”, “isto é certo, isto é errado”. Chega!
As coisas não devem ser, ou têm que ser … As coisas simplesmente são. E cada caso é um caso!
Não é porque disse um NÃO que sou mal educada, egoísta, insensível… blá blá blá.
Aliás, este é o tema da minha monografia (por isto, nem tive tempo de postar antes). Já há muito tempo tenho lido sobre este conceito de Assertividade e descobri que dizer NÃO é permitido e, ás vezes, muito necessário para nossa saúde mental. Por isto resolvi abordar este tema em minha monografia e também no meu primeiro post aqui. Prometo que depois vou falar de coisas mais amenas, mas interioranas… rs rs rs
Mas quero antes falar de assertividade.  A assertividade permite que as pessoas afirmem seus direitos e expressem seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira clara, direta, honesta e apropriada ao contexto, sem violar o direito dos outros.  Isto significa que podemos dizer um NÃO sem magoar ao outro, mas também sem agredir ao nosso EU e aos nossos desejos. Não precisamos e não podemos nos submeter a nenhum tipo de tirania interna, para sermos aceitos pelos outros.
Então amiga, vamos dizer SIM ao nosso EU quando for preciso, NÃO aos outros quando necessário e terminar com um: “e todos foram felizes!”.  Nem precisa do “para sempre”, pois nada é eterno, né?
  Um forte abraço, 
PS: Para amenizar o dia, deixo você com uma foto da cidade onde aprendi a só dizer sim, mas que apesar disto, é importante para mim, pois foi onde nasci. E sei que esta cidade também representa muito para você. Fique com fotos antigas da nossa cidade Alvinópolis! 
E uma flor para você! Lá da casa da minha mãe:
Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário